FAU-USP FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
AUTOR(ES): J. B. VILANOVA ARTIGAS, C. CASCALDI
DATA DE PROJETO: 1961
LOCALIZAÇÃO: RUA DO LAGO, BAIRRO CIDADE UNIVERSITÁRIA, SÃO PAULO SP.
FONTES DE PESQUISA: ACRÓPOLE N.377, P.15, SET.1970. ARQUIVO BIBLIOTECA FAU-USP.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.134

O projeto do edifício da FAU-USP não pode ser reduzido a um esquema simples, nem reflete mecanicamente os precedentes notáveis de que se alimenta. Artigas sempre acompanhou os desenvolvimentos arquitetônicos de seu tempo e nesta obra madura, associado a Cascaldi, transforma uma ampla gama de paradigmas formais, estruturais e compositivos em uma resolução seguramente original.

Realizado junto com os debates sobre a reestruturação curricular da escola, uma comparação entre a ocupação da sede anterior na Vila Penteado e a proposta do novo edifício revela quase uma continuidade do programa funcional, cujas áreas são muito ampliadas e somadas a amplos vazios volumétricos. Dos quatro pavimentos (distribuídos em oito meios-níveis abrigados sob uma cobertura de perímetro 110 x 66 m) as áreas de piso somam 60% da área aproveitável total, sendo outros 40% conformado por vazios de alturas variáveis, onde o pátio central coberto enfatiza a integração e unidade de todos os ambientes internos, num resultado quase panóptico e pan-auditivo.

As profundas sombras das fachadas com apoios muito espaçados (22 m) reiteram a aparência externa compacta e unitária, reforçada pelas longas e altas empenas na metade superior das elevações, a aparência maciça revela internamente um paradoxal centro oco, no qual o jogo magnífico dos volumes sob a luz intensa da iluminação zenital e o deslocamento aparentemente aleatório na posição das várias lajes. O resultado não reflete apenas o programa de necessidades ou as propostas pedagógicas, mas também a opção em resolvê-las numa composição sintética e subtrativa, que subordina o atendimento das questões funcionais a uma ordem geométrico-estrutural soberana, cuja viabilidade nasce da ampla disponibilidade de espaços volumétricos não-funcionais.

 

FOTOS:


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA


PAULA MASTROCOLA

LOCALIZAÇÃO:

 

DESENHOS TÉCNICOS: PAULA MASTROCOLA

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial 3.0 Unported License.
Clique no link acima para saber mais sobre as políticas de direitos autorais utilizadas neste site.
Site desenvolvido por Batagliesi Arquitetos+Designers.