GINÁSIO DO CLUBE PAULISTANO
AUTOR(ES): P. MENDES DA ROCHA, J. DE GENNARO
DATA DE PROJETO: 1958
LOCALIZAÇÃO: RUA HONDURAS, BAIRRO JARDIM PAULISTA, SÃO PAULO, SP.
FONTES DE PESQUISA: HABITAT, N.47, P.16, MAR. 1958. ACRÓPOLE N.276, P.410, NOV.1961. ACRÓPOLE N.342, P.16, AGO. 1967. ARQUITETURA N.3, P.11, NOV.DEZ.1961. MÓDULO N.7, P.39, MAR.1962.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.110

Projeto ganhador de concurso de equipamento para um clube privado e exclusivo, o edifício se define a partir de sua relação tanto com o quarteirão interno quanto em relação à cidade. Uma plataforma habitável semi-enterrada, com cota superior inicialmente posicionada a meia altura em relação à Rua Colômbia, abriga boa parte do programa solicitado e pode ser entendida como uma continuação do piso urbano, qual praça semi-elevada e aberta, possibilitando franco acesso às arquibancadas do ginásio coberto; para o clube, a praça é mirante e terraço que devolve ao uso comum uma área livre e aberta. Sobre a plataforma retangular de 75 x 60 m se apóiam os seis pilares dispostos regularmente em círculo, apoiando uma marquise em anel circular com mais ou menos 12.50 m de largura e secção transversal trapezoidal, conformada por uma viga em duplo caixão perdido e duas abas simétricas em balanço; ambos em concreto aparente. Esse anel periférico permite a livre circulação coberta dando acesso a duas arquibancadas opostas, dispostas paralelamente à quadra esportiva.

O vazio central interno tem cerca de 35 m de diâmetro e é protegido por uma cobertura circular quase plana, estruturada por treliças metálicas radiais, conformando um conjunto que se apóia no anel de concreto e tem sua porção central atirantada por meio de cabos metálicos ancorados nos pilares periféricos. A peculiar forma das colunas, muito pouco espessas, de limitado ponto de apoio e abrindo-se para o alto com inusitados recortes e prolongamentos enfatiza uma qualidade quase bidimensional cuja forma plástica se justifica plenamente: não por ser mero diagrama de forças estáticas, mas por enfatizar didaticamente as tensões estruturais enquanto dá continuidade às linhas de força compositivas que buscam uma maior horizontalidade do conjunto.

Esta obra recebeu o Grande Prêmio Internacional da VI Bienal de Arte e Arquitetura de São Paulo, 1961.

FOTOS DE ÉPOCA:

 
ARQUIVO P.M.ROCHA    

 

LOCALIZAÇÃO:

 

DESENHOS TÉCNICOS: EDSON LUCCHINI JR.

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