RESIDÊNCIA BAETA NEVES
AUTOR(ES): J.B. VILANOVA ARTIGAS, C. CASCALDI
DATA DE PROJETO: 1956
LOCALIZAÇÃO: RUA GASPAR MOREIRA, BAIRRO BUTANTÃ, SÃO PAULO, SP.
FONTES DE PESQUISA: PUNTONI, 1997. KAMITA, 2000. CASA & JARDIM N.43, P.6, JUN, 1958. MODULO N.ESPECIAL JBVA, P.63. http://www.spbr.arq.br/projetos/baeta/baeta.htm.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.99

Duas casas de Artigas e Cascaldi são concebidas e realizadas na mesma data da exposição concretista - a Casa Baeta (1956) - e da exposição neo-concretista - a Casa Rubens Mendonça, ou dos Triângulos (1959). Ambas estão num ponto de inflexão entre as experiências anteriores e posteriores do arquiteto, devendo à sua obra pregressa certos modos de organização espacial e anunciando a posterior experimentação na escala doméstica com estruturas especiais de concreto. A solução compacta e densa define planta em meios-níveis organizados transversalmente; o patamar intermediário da escada que une os planos térreo/social e superior/íntimo é estendido criando um meio-nível habitável de pé-direito e meio que se prolonga no terreno.

A estrutura portante é definida por colunas delgadas regularmente espaçadas, mas não se trata mais da solução dom-ino de separação entre colunas e vedos, pois vigas, paredes, lajes e apoios começam a fundir-se e a confundir-se. A Casa Baeta quer realizar uma ousadia, que os recursos técnicos de época obstam: a de estar apoiada apenas em seis pilares, dispostos dois a dois em três eixos; os pilares das extremidades sustentando duas paredes-viga que fecham as duas fachadas ao nível do pavimento superior, apoiando a cobertura e configurando um balanço assimétrico; o pilar central segue verticalmente até a cobertura e lança um tirante-apoio inclinado em 30º para aliviar o balanço da cobertura no trecho central. A solução foi realizada apenas quando do restauro, realizado pelo arquiteto Ângelo Bucci (1998). Os fechamentos internos recebem cores fortes e variadas, num tratamento pictórico dos planos que recorda a solução da casa Schröder-Schräder, construída em 1923 por Gerrit Rietveld, ícone das vanguardas construtivistas e tratada à maneira de Mondrian, como o próprio autor indica.

 

FOTOS


JULIO BERALDO VALENTE


JULIO BERALDO VALENTE


JULIO BERALDO VALENTE


JULIO BERALDO VALENTE


JULIO BERALDO VALENTE


JULIO BERALDO VALENTE

   
Fonte: Casa&Jardim,n.43, jun.1958    

LOCALIZAÇÃO:

 

DESENHOS TÉCNICOS: JULIO BERALDO VALENTE

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial 3.0 Unported License.
Clique no link acima para saber mais sobre as políticas de direitos autorais utilizadas neste site.
Site desenvolvido por Batagliesi Arquitetos+Designers.